Você sabia que o controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame vascular cerebral e em 15% o risco de infarto, de acordo com a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia?
Hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Dr. Júlio Galvão de Araújo Neto, médico coordenador da cardiologia da Santa Casa de São José dos Campos, alerta sobre a importância do controle da hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, que acomete 25% da população brasileira adulta.
Conhecer os principais mitos que envolvem a doença, é uma forma inteligente de agir segundo as recomendações médicas comprovadas e não de acordo com as crenças populares, que nem sempre estão corretas. Confira:

A hipertensão afeta somente pessoas mais velhas
Pressão alta é uma doença que afeta homens e mulheres, de todas as etnias, desde crianças até idosos Idade avançada, histórico familiar, obesidade e sedentarismo são considerados fatores que aumentam o risco.
Apenas pessoas acima do peso têm pressão alta
Embora o excesso de peso seja um fator de risco conhecido, não é verdade que apenas pessoas com excesso de peso desenvolvem pressão alta.
A doença também afeta pessoas com peso saudável e até mesmo aquelas que apresentam um índice de massa corporal considerado baixo.
Basta retirar o sal da comida para evitar o aumento da pressão
O sal que colocamos na comida é apenas um dos fatores de risco para a hipertensão.
Também devemos ficar atentos ao sódio presente em alimentos industrializados e embutidos, além de manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios, controlar o peso e limitar o consumo de álcool.
A pressão alta sempre provoca sintomas
Geralmente, a hipertensão não dá sinais, o que aumenta os riscos do diagnóstico ocorrer quando ela já está em estágio avançado.
Na minoria dos casos, o problema pode gerar dor de cabeça, dor na nuca, tontura, falta de ar e visão turva.
Hipertensão arterial tem cura
A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por condições e hábitos de vida como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.
Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada.
Em caso de suspeita da hipertensão arterial, procure orientação médica o mais breve possível. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são fundamentais para evitar complicações.
Agende sua consulta pelo telefone (12) 3876-1999, aplicativo Santa Casa SJC ou www.santacasasjc.com.br
Atendimento a diversos convênios e particular.
Conteúdo por Dr. Júlio Galvão
Coordenador da Cardiologia da Santa Casa de São José dos Campos