
Embora pareça inofensivo, coçar ou esfregar os olhos de forma vigorosa pode causar sérios danos à saúde ocular, levando até a cegueira. Confira algumas razões importantes para evitar a prática:
Lesões na córnea
A pressão aplicada ao coçar pode arranhar ou danificar a córnea, que é uma camada extremamente fina e sensível que recobre o olho. A ação pode resultar em arranhões, úlceras, infecções, cicatrizes permanentes ou até cegueira.
Propagação de germes
Nossas mãos carregam germes e bactérias. Coçar ou esfregar os olhos pode transferir esses microrganismos, aumentando o risco de conjuntivite e outras infecções oculares.
Alergias
Coçar os olhos libera histamina, uma substância química que causa inflamação e coceira. Isso pode criar um ciclo vicioso, onde a coceira leva à irritação e a irritação leva à coceira ainda pior.
Coçar os olhos também pode causar outros problemas, como olhos vermelhos e inchados, sensação de areia na superfície ocular, lacrimejamento excessivo e visão embaçada.
Recomendações do doutor em caso de coceira
O primeiro passo é identificar a causa da coceira, procurando um oftalmologista.
Caso o incômodo seja insuportável, realize a ação de maneira lenta, com pouquíssima força e o mínimo de contato.
Jamais utilize as unhas ou force os dedos contra a região do globo ocular, sob o risco de perfurá-lo.
Sempre lave as mãos para evitar qualquer tipo de infecção.
Use shampoo infantil neutro para limpar os cílios e evitar que os olhos cocem. Muitas vezes, o motivo dessas coceiras são a poeira e resíduos que ficam nos cílios e que podem incomodar.
Consulte regularmente o oftalmologista.
Agende uma consulta pelo telefone (12) 3876-1999, aplicativo Santa Casa SJC ou pelo site www.santacasasjc.com.br. Atendimento a diversos convênios e particular.
Conteúdo por Dr. Vilberto Almeida Junior
Coordenador da Oftalmologia da Santa Casa de São José dos Campos