
A escolha dos alimentos pode afetar a qualidade do seu sono, conforme explica a Dra. Sabrine Santos, nutróloga da Santa Casa de São José dos Campos, a seguir:
Alimentos estimulantes: alimentos e bebidas que contêm cafeína, como café, chá-preto, refrigerantes e chocolate, podem interferir no sono, especialmente se consumidos perto da hora de dormir.
Alimentos pesados ou picante: refeições pesadas, especialmente aquelas ricas em gordura ou muito picantes, podem causar desconforto gástrico, azia e indigestão, o que pode dificultar adormecer ou permanecer dormindo.
Níveis de açúcar no sangue: refeições ricas em carboidratos refinados ou açúcares podem resultar em picos e quedas rápidas nos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a interrupções no sono.
Horário das refeições: fazer grandes refeições muito perto da hora de dormir pode aumentar a atividade metabólica e dificultar a transição para um estado relaxado, necessário para uma boa noite de sono.
𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘃𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗿 𝗼𝘂 𝗯𝗲𝗯𝗲𝗿 𝗮̀ 𝗻𝗼𝗶𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗴𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝘂𝗺 𝘀𝗼𝗻𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗻𝗾𝘂𝗶𝗹𝗼?
Alimentos como o frango, ovo, espinafre, grão-de-bico, nozes, tâmaras e aveia são leves e pouco calóricos, além de contar com o triptofano, aminoácido que promove o sono.
O abacate, banana, batata-doce, salmão e verduras com folhas verde-escuras são ótimas opções por conterem uma elevada concentração de magnésio, mineral com propriedades relaxantes.
Para beber, opte por chás de camomila, erva-doce, melissa e passiflora, que possuem propriedades calmantes e são muito indicados na indução do sono.
Agende sua consulta pelo telefone (12) 3876-1999, aplicativo Santa Casa SJC ou www.santacasasjc.com.br
Atendimento a diversos convênios e particular.
Conteúdo por Dra. Sabrine Santos
Nutróloga da Santa Casa de São José dos Campos