Blog

Conheça e compartilhe o Blog Saúde Santa Casa: um espaço dedicado a oferecer  informações atualizadas, confiáveis e relevantes sobre saúde.

Namorar faz bem ao coração?

O amor e a paixão, sentimentos celebrados no Dia dos Namorados, promovem uma série de benefícios para o organismo, em especial, para a saúde cardíaca. Confira a explicação do Dr. Júlio Galvão Neto, médico coordenador da cardiologia da Santa Casa de São José dos Campos:

A ocitocina, também conhecida como “hormônio do amor”, é produzida em abundância quando estamos em um relacionamento afetivo equilibrado e saudável. Este hormônio promove vários efeitos positivos no organismo, com destaque para a vasodilatação, que é o aumento do diâmetro das artérias, inclusive as do coração, o que ajuda a prevenir isquemias e a elevação da hipertensão arterial.

Estar ao lado de quem amamos também proporciona conforto e segurança, reduzindo a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Sem falar na descarga de outros neurotransmissores, como a serotonina e a endorfina, chamados de “hormônios do prazer e felicidade”, que proporcionam bem-estar físico e emocional.

O amor realmente faz bem ao coração, mas sem a adoção de hábitos saudáveis, não garante a saúde desse órgão tão vital. Também é importante ter uma dieta balanceada, reduzir o consumo de sódio, praticar atividade física com regularidade e manter o peso saudável.

Agende sua consulta pelo telefone (12) 3876-1999, aplicativo Santa Casa SJC ou www.santacasasjc.com.br.
Atendimento a diversos convênios e particular.

Conteúdo por Dr. Júlio Galvão
Coordenador da Cardiologia da Santa Casa de São José dos Campos

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn