Convidamos o Dr. Vilberto Almeida Junior, coordenador da oftalmologia da Santa Casa de São José dos Campos, para responder a uma pergunta que poucos imaginam:

Bebês podem ter glaucoma?
A resposta é sim. Existe uma forma rara da doença chamada glaucoma congênito, que pode estar presente já no nascimento ou se manifestar nos primeiros meses de vida.
Os sinais mais comuns incluem:
Olhos anormalmente grandes ou embaçados
Sensibilidade exagerada à luz
Lacrimejamento frequente e sem motivo
Atenção:
Como o bebê ainda não consegue expressar o que sente, o olhar atento da família e do pediatra é essencial. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de preservar a visão da criança.
Em muitos casos, o glaucoma congênito está ligado a alterações genéticas ou malformações durante o desenvolvimento ocular do feto. Ainda não há uma forma clara de prevenção durante a gestação, mas o pré-natal bem feito pode detectar outros fatores de risco que exigem atenção após o nascimento.
O tratamento normalmente é cirúrgico e deve ser feito o quanto antes, com acompanhamento constante do oftalmologista. O glaucoma não escolhe idade. Por isso, o cuidado com a visão deve começar desde cedo!
O glaucoma pode afetar qualquer idade. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é essencial.
Agende uma consulta pelo telefone (12) 3876-1999, aplicativo Santa Casa SJC ou pelo site www.santacasasjc.com.br. Atendimento a diversos convênios e particular.
Conteúdo por Dr. Vilberto Almeida Junior
Coordenador da Oftalmologia da Santa Casa de São José dos Campos